Serviço

Equipes do Samu serão reforçadas em Pelotas

Seleção será feita mediante análise de currículos de profissionais para substituir contratos atuais no atendimento de urgência e emergência

Infocenter -

A Secretaria de Gestão Administrativa e Financeira (Sgaf) lança edital para contratação de pessoas para atuar no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Pelotas. Estão abertas vagas aos cargos de motorista, operador de rádio e telefonista auxiliar de regulação.

A seleção será feita através da análise dos currículos dos candidatos, que deverão comprovar capacitação profissional à vaga em disputa, recebendo pontuações conforme os cursos de qualificação realizados. Além das vagas que serão preenchidas imediatamente, o edital prevê também a manutenção de um cadastro de reserva.

Os 37 cargos abertos pelo edital irão preencher a falta de pessoal deixada por antigos funcionários. “O atendimento vem sendo mantido normalmente, mas estamos precisando suprir a falta destes com horas extras a quem continua em atividade”, explica a secretária administrativa e auxiliar de regulação do Samu, Monique Corrêa.

Os selecionados serão admitidos pela prefeitura através de contrato administrativo com duração de até dois anos e irão substituir técnicos que passaram pela avaliação em 2015. Entretanto, a concorrência aberta agora não impede que estes cujos contratos encerraram há pouco apresentem novamente seus currículos para tentar continuar nos cargos.

Situação melhor
Após ser alvo de reclamações de usuários e de uma denúncia da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores em setembro de 2016 por conta da falta de ambulâncias para atender aos chamados, a atuação do Samu em Pelotas nos primeiros meses deste ano é bem melhor. Diferentemente do que ocorreu no ano passado, quando houve momentos em que apenas um veículo estava à disposição para dar conta de toda a demanda, agora todas as unidades estão atendendo.

São cinco ambulâncias: uma de porte avançado, com UTI móvel e usada para acidentes e atendimentos mais graves; três básicas, para socorro em situações de menor gravidade; e uma unidade de transporte, que serve para realizar o deslocamento de pacientes cuja situação está controlada e estável até locais onde receberão o atendimento médico. Além disso, duas motos (chamadas de motolâncias) são usadas para suporte ou fazer o primeiro socorro em alguns casos.

Uma funcionária do Samu que não quis ser identificada disse à reportagem do Diário Popular que a atenção dada pelo município ao serviço desde a troca de gestão tem mantido o atendimento em pleno funcionamento. “Antes era comum não termos ambulâncias para atender aos chamados. Hoje temos os cinco veículos rodando”, aponta. Conforme a técnica, são comuns, ainda, visitas surpresa feitas pela secretária de Saúde, Ana Costa, à sede do Samu.

As ambulâncias atendem diariamente (média) 80 ocorrências no município. O serviço é 24 horas e conta com três equipes divididas em três turnos: das 7h às 13h; das 13h às 19h e das 19h às 7h. Cada turno conta com cinco condutores, dois médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, quatro telefonistas e um radioperador.

É o Samu de Pelotas o responsável por fazer a regulação do serviço em outros dez municípios da região: São Lourenço do Sul, Canguçu, Piratini, Pinheiro Machado, Santana da Boa Vista, Capão do Leão, Arroio Grande, Jaguarão, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar. Cada cidade conta com suas ambulâncias, mas todas as ligações realizadas são recebidas pelos profissionais de Pelotas, que fazem a triagem de cada caso e acionam o atendimento local.

As vagas abertas
Condutor de veículo de emergência (40 horas)
15 + cadastro

Radioperador (40 horas)
4 + cadastro

Telefonista auxiliar de regulação (40 horas)
18 + cadastro

Salário: R$ 1.357,00

Inscrições: entrega de currículos e documentos comprobatórios nos dias 11, 12, 15 e 16 deste mês na Sgaf (rua General Osório, 918)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Maio Vermelho faz exames de prevenção ao câncer bucal nesta quarta

Próximo

Médica cubana tem pedido de reintegração no Mais Médicos negado

Deixe seu comentário